Quem dança é mais feliz!
Apaixonar-se pelo flamenco requer uma entrega profunda, íntegra, para saborear os lamentos do cante, as quebradas do baile e o rasgueado da guitarra. É necessário sentir, sem fazer perguntas, vibrar sem buscar possíveis explicações.
Que apelo é este, capaz de seduzir desde o mais erudito ao mais popular? "Las Mascaras del Flamenco" aproximam as culturas, comparte emoções e envolve o público na densa atmosfera. Desvendar seus mistérios seria impossível, no entanto, podemos compartilhar.
(texto extraído do site do TABLADO ANDALUZ, de Porto Alegre/RS)
Sincronia e Sensualidade
Origem Espânica, a dança espanhola vinda das tribos nômades, os ciganos. Dinâmica e teatral,essa dança exige do aluno muita garra e energia.Trabalha o movimento dos pés, perfeitamente sincronizados com as mãos, e , por vezes, até da utilização de castanholas, mantons ou leques.
Acostumados com a cultura imediatista, a primeira coisa que a pessoa pergunta é: quais os benefícios desta dança... Quem pensa que rapidinho e com poucas aulas os obtém, pode se desiludir.
FLAMENCO é disciplina, concentração, e muita, muita repetição...
O Porte altivo e os movimentos sensuais de braços e mãos compõem a figura tradicional da bailarina flamenca. O sapateado vigoroso enrijece pernas e glúteos. As aulas desenvolvem a coordenação , a musicalidade e o senso rítmico. Força e sensualidade são os elementos característicos desta dança, que vem sendo cada vez mais praticada em todo mundo.
A dança flamenca pode ser utilizada como uma atividade física, lúdica, educativa, sociabilizante, terapêutica, sem perder sua função como arte. Por ser uma atividade em grupo, proporciona vivênciar experiências coletivas, necessárias ao seu desenvolvimento pessoal e como cidadão. A auto-estima, o autoconhecimento , a interpretação são fatores muitas vezes benéficos para o desenvolvimento da personalidade. Além da flexibilidade, controle motor, coordenação, ritmo, alinhamento postural, controle da respiração que são fatores amplamente trabalhados.
A Dança, como arte, trabalha diretamente a criatividade, não só corporal na forma de movimentos e expressões, mas intelectual, através de exercícios de memória e composição coreográfica. É uma atividade extremamente benéfica, quando bem administrada, e praticada de forma regular, observando sempre os exercícios de compensação e relaxamento da musculatura exigida.
Devemos ter certeza da formação e qualificação do profissional responsável, para bom andamento da atividade e manutenção dos benefícios.
Para os adultos e para terceira idade, a dança traz grande entusiasmo e possibilita uma melhora expressiva na Qualidade de Vida.
“Atualmente, o flamenco passa por um processo de reatualização de linguagem, com o desenvolvimento de um virtuosismo técnico na dança e de uma variedade musical e rítmica extremamente elaboradas.” (Ana Moreno)
"Os pés golpeiam o chão, alternando passos vigorosos e sutis.
As palmas marcam o compasso e enchem de vida cada passo.
No rosto da bailarina, a dor ou a alegria da guitarra e da voz do "cantaor".
Ela acelera o ritmo e os músicos a seguem.
Em um movimento forte, ela finaliza.
Silêncio no público.
Aos poucos, os aplausos começam e vão se intensificando."
A empresária Cristina Reis, que tem 40 anos e também dança flamenco numa academia, vê ainda outras vantagens na dança.
“Os benefícios do flamenco são todos no campo emocional e físico. Emocionalmente, me sinto mais forte, mais bonita. Sou apaixonada pelo flamenco. Quando me apresento nos palcos, acredito que sou uma artista. Estudo e faço aulas todos os dias, não tenho a pretensão de ser profissional, mas a dança me torna uma pessoa mais feliz. Meu corpo ganhou tônus muscular e, através do flamenco, descobri minha vocação profissional. Tenho uma confecção de roupas para dança, onde crio figurinos e roupas para aula. Viajo todos os anos para a Espanha, Madrid e Sevilha, de onde trago muitas novidades para o povo flamenco”, conta Cristina. A empresária viu no flamenco uma alternativa às academias de ginástica. “Já tinha passado da idade para fazer balé e, quando me matriculei em uma academia para fazer flamenco, encontrei pessoas da minha idade, e moças mais jovens também. Aí percebi que o flamenco não tem idade, não tem corpo. Tem arte, expressão”.
A Dança Flamenca é excelente também para corrigir vícios posturais. A dança flamenca é marcada, em sua maior parte, pela manutenção de uma postura típica de extensão do tronco, retrusão e depressão dos ombros, adução e depressão das escápulas, alongamento do pescoço e encaixe da coluna lombar com uma leve flexão do joelho (o que vai limitar os movimentos de rotação excessiva da coluna lombar). Tudo isso vai gerar um trabalho intenso da musculatura estática do nosso corpo, ajudando a corrigir problemas posturais, tensionando e fortalecendo toda a musculatura tônica presente na coluna vertebral, sem falar na dinâmica, gerando posturas que vão se assemelhar aos princípios de uma reeducação postural. Isso tudo pode ser perfeitamente sentido durante uma única aula de 1 hora, e os benefícios para a coluna vertebral e os grupos musculares diretamente envolvidos com ela (como a cintura escapular e cintura pélvica) só tendem a crescer com a dança. Entre outros benefícios, temos: ajuda na correção de vícios posturais e desenvolvimento da consciência corporal através do aumento da flexibilidade, da elasticidade e fortalecimento musculares." (Aline Barreto, fisioterapeuta e RPGista)
A aula é dividida em duas partes. A primeira enfatiza a técnica trabalhando a postura correta, os giros e a posição correta de braços e pernas. A segunda é dedicada ao desenvolvimento das coreografias. É muito importante prestar atenção na música, aprendendo a fazer a contagem certa do tempo. Com o desenvolvimento dessa sensibilidade rítmica, o bailarino consegue dançar em total sincronia com a música, entregando corpo e alma ao ritmo contagiante do flamenco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário