Yasmine Amar Kaur

Flamenco em Cuiabá

domingo, 18 de abril de 2010

Jalear - Um resgate às raízes flamencas !



Ato de acompanhar e animar o baile, cante e guitarra com palmas, gritos de incentivos, com um conjunto de vozes, expressões e exclamações ou outros elementos que se empregam para jalear.

São gritos instintivos, espontâneos, locuções admirativas e interjeições. É muito usado nos estilos festeiros.


Exemplos:

anda!
Eso!
así se baila!
toma que toma!
que guapa!
vamo ya!
viva Dios!
Olé!
Arza!
Vamos ayá!
Hassa !
Fuerza!
Eso es!
mira como baila!
mira que guapa!

Garcia Lorca, o grande poeta andaluz, em 1922 (junho), lançou um concurso juntamente com Manuel de Falla para reestimular o "Cante Jondo" que considerava em decadência , especialmente por faltar "el jaleo". Este era constituido pela interferência do público de forma intensa, estimulante, à moda oriental. O "jaleador" acompanha o "cataor" e o "palmeo" (bater palmas) criando aquela atmosfera vibrante, forte, típica da região da Andaluzia. Segundo o poeta Antonio Machado, o "jaleo" corresponde ao coro da tragédia grega; outros afirmam que é a maiêutica do canto. Ainda comparado ao fado e ao blue, o "cante jondo" é uma representação do lado trágico do próprio viver.

Lorca nesta busca pelo purismo do "jaleo", acusa o canto típico andaluz ter-se transformado no flamenguismo que ele considerava ridículo. A guitarra que se ocidentalizou, tem importância fundamental no "cante jondo", mas alguns desses cantos são pura voz cuja variação de timbre, estilo, alterações a voz é que fazem o seu fascínio, como nas "Saetas" gravadas pela Niña de los Pines que foi para Lorca uma das musas do "cante"; também Martinete - o canto dos ferreiros em seu trabalho, ou "Saeta" cantadas na procissão da Semana Santa.


(El Jaleo - 1882: Isabella Stewart Gardner Museum, Boston)

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