Yasmine Amar Kaur

Flamenco em Cuiabá

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Baile por Tangos

Quando falamos em baile por tangos, geralmente os alunos lembram do tango argentino e pensam que trata-se de uma dança de salão ou de "casal".
Não, na verdade a única coisa em comum entre o tango argentino e o baile flamenco por tangos é o "compás de 4 tiempos", mas a maneira como se baila  é tipicamente flamenca mesmo, sendo inclusive mais flamenca que a rumba que é uma americanização, mas sem descartarmos a possibilidade de uma certa influência americana neste, até mesmo pelo seu compasso quaternário.
A dança de salão tango não tem realmente nada haver com o baile flamenco por tangos.  Na verdade um é Flamenco e o outro trata-se de uma Dança de Salão.


"tango é um palo flamenco com copla, de três ou quatro versos octosílabos. É considerado como um dos estilos básicos do flamenco, existindo variadas modalidades, entre as que destacam as de Extremadura, Cádiz, Triana, Jerez e Málaga.Todas as teorias indicam que a origem do tangoestaria entre  Cádiz e Sevilla,  descartando toda a relação com o tango rioplatense. Possivelmente proceda de antigos cantos bailáveis do século XIX e que pouco a pouco se foram modificando até atingir a forma atual, um cante executado a 4/4 em todas as tonalidades possíveis.Seus primeiros intérpretes conhecidos foram  Mellizo e Aurelio Sellés em Cádiz, Pastora Pavón e o Titi em Sevilla, Frijones e o Mojama em Jerez,  A Pirula, a Repompa e o Piyayo em Málaga e Cádiz."  Traduzido da Enciclopédia Bilingue





O vídeo acima é um exemplo bem típico de baile flamenco por tangos.

O baile flamenco por tangos possui atualmente escovillas bem típicas.

É um excelente ritmo para quem está iniciando no estudo do flamenco por ter uma contagem de 4 tempos o que facilita, mas , ao mesmo tempo, por conservar toda uma expressividade típica e características do Flamenco Tradicional.







Nenhum comentário:

Postar um comentário