Yasmine Amar Kaur

Flamenco em Cuiabá

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Baile por Bulerías

Dançar bulerías requer habilidade técnica e destreza, o que somente com muito tempo de tablado podemos adquirir.
Antes de descrever este palo, gostaria de abrir um parentese para a postura corporal. As linhas corporais no baile flamenco e muitíssimo em especial nos bailes por bulerías, são precisas, retilíneas , bem definidas e desenhadas. O Baile acontece muito mais que dentro dos sapateados, escovillas, o baile acontece em todas as formas que as posturas corporais assumem, de forma muito intensa , com clareza e precisão.
Para que o corpo consiga executar um baile por bulerías com toda a agilidade que esse ritmo requer, essa percepção corporal e espacial deve estar internalizada e acontecer de maneira natural.

"Bulerías é um dos palos flamencos mais festivos, e um dos mais rápidos, próprio para o baile. Seu compasso é por 12, e geralmente é tocado na escala dórica flamenca de A (o que se chama toque "por médio" tradicionalmente no flamenco). Apresenta uma sonoridade de caráter bastante misterioso. Os tempos fortes do compasso são  3, 6, 8, 10 e 12. Dentre os palos mais famosos, é provavelmente o mais rico em contratempos.
O baile é igualmente virtuoso. Diz-se que é na bulería que os artistas têm a oportunidade de expor toda sua habilidade, tanto para o tocaor como para o bailaor.
Do famoso cantor flamenco Camarón de La Isla, podem ser citados alguns exemplos de bulería: Gitana te quiero, Viejo Mundo, Samara, Luna Llena, etc." (Wikipédia)

A música que escolhi para nosso estudo é uma canção antiga do século XIX, de Garcia Lorca. 
Anda Jaleo

Yo me subí a un pino verde
por ver si la divisaba,
y sólo divisé el polvo
del coche que la llevaba.


Anda jaleo, jaleo;

ya se acabó el alboroto
y ahora empieza el tiroteo.



En la calle de los muros

mataron a una paloma.
Yo cortaré con mis manos
las flores de su corona.



Anda jaleo, jaleo;

ya se acabó el alboroto
y ahora empieza el tiroteo.



No salgas, paloma, al campo, 

mira que soy cazador,
y si te tiro y te mato
para mi será el dolor,
para mi será el quebranto.



Anda jaleo, jaleo;

ya se acabó el alboroto
y ahora empieza el tiroteo.







Um comentário:

  1. Olá Yasmine, venho aqui expressar a minha grande admiração pela dança flamenca, considero umas das modalidades mais contagiantes do mundo da dança no qual eu gostaria muito de aprender quem sabe um dia.Dias 17 a 19/01 irei participar de um curso de férias no Denise França, será um prazer conhece-la pessoalmente.
    Abraços!!
    Fique a vontade para visitar meu blog:www.almdoquesepodever.blogspot.com

    ResponderExcluir