Yasmine Amar Kaur

Flamenco em Cuiabá

domingo, 27 de janeiro de 2019

O que é o Nuevo Flamenco

Nuevo Flamenco by Yasmine Amar

O termo "Nuevo Flamenco" é sinônimo de Flamenco Contemporâneo e é uma derivada moderna do flamenco tradicional. 
O estilo musical combina virtuosismos de violões flamencos com vários outros estilos, como Jazz, Rumba, Bossa Nova, Gypsy, Latina, Celta, Middle Eastern, Rock, Swing Cubano, Tango e Salsa são estilos comumente fundidos à música por diferentes artistas para produzir o estilo Nuevo Flamenco.
Embora fundido a outros estilos musicais, o Nuevo Flamenco é baseado no Flamenco Clássico.

Outro artista, hoje amplamente associado com o renascimento flamenco é Ottmar Liebert.
Seu album de 1990 , Nouveau Flamenco é considerado o que deu nome ao Flamenco Moderno.

Desde que a música flamenca passou a receber todas essas influências, a Dança automaticamente começou a expandir suas raízes, que já eram bem esparsas. Novas Metodologias tanto para a coreografia como para o ensino surgiram.
Raíces - Yasmine Amar Kaur "Nuevo Flamenco"    



 "A Dança Flamenca representa o cotidiano e a expressividade da Cultura Espanhola. Ritmo, brilho, força e sensualidade são marcas dessa modalidade que encanta tanto público como bailarinos." (Tânia Ferreira)

De onde veio essa idéia de criar um novo método de ensino e de coreografia flamenca, baseados no "Nuevo Flamenco"?

Danço desde os 5 anos de idade. Ainda pequena, nos jardins da casa de minha avó, na cidade de Curitiba/PR, eu rodopiava com um longo vestido de babados e bolinhas, ao som de czardas ciganas. Intuitivamente, uma dança livre e sem qualquer influência midiática ou acadêmica. Simplesmente dançava... Aos 11 anos de idade, minha família percebeu que a dança era muito importante para meu equilíbrio, e me matricularam numa Escola de Dança. Ao contrário da maioria das crianças que optam pelo Ballet Clássico, eu optei pela Dança Moderna.  Foi meu primeiro contato com uma disciplina para o corpo que dança. Pratiquei por alguns anos. Com várias professoras em escolas populares. Até que, por volta dos 20 anos, aquele contato com a música cigana me levou a buscar aprender estas Danças. Morava nessa época na cidade de Campinas/SP onde tive oportunidade de ter uma professora cigana, onde conheci outra cigana que me iniciou na Dança do Ventre. Foi no mesmo ano que conheci o Flamenco. A partir daí não parei mais. Estudei Flamenco, Dança do Ventre, Ballet Clássico, Danças  Étnicas e Ciganas, Dança Persa. Enveredei pelos aspectos terapêuticos da Dança, de maneira que meu trabalho é muito mais focado no bem estar e no autoconhecimento do que propriamente na estética da Dança.

E foi ao longo dessa vida toda envolvida com a Dança que esse método foi surgindo. 

Nele, coloco um pouco de cada influência, desde as aulas que tive até as músicas que ouço, dançarinos que me inspiram.

Durante muitos anos me dediquei em ensinar um Flamenco Tradicional. Mas aos poucos, fui me sentindo desafiada em conciliar a liberdade de um estilo terapêutico e livre, em trazer aquela menina de cinco anos rodopiando ao som de czardas para um processo artistico e criativo que permita aprofundar o estilo musical do Nuevo Flamenco.

E foi então que decidi criar essa modalidade que está sendo ensinada no Espaço âmbar, o local onde atuo profissionalmente com Dança.

Se você se identificou com minha história e também busca esse resgate, venha!

 
 fotografia: Marilza Oliveira e Nélio Oliveira



 






Nenhum comentário:

Postar um comentário