Yasmine Amar Kaur

Flamenco em Cuiabá

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Anotações para Estudo







Chamada


A ‘chamada’ é um sapateado que a bailarina faz, normalmente mais ruidoso, para avisar o guitarrista de alguma coisa. Ela pode tanto querer avisar que vai começar a dançar, como que vai parar de fazê-lo, ou ainda que fará apenas uma pausa. Na hora em que estas chamadas são realizadas, pode haver música, mas nunca há canto, para que este não ‘faça barulho’ atrapalhe o sapateado. A ‘marcação de letra’ é justamente o oposto da chamada, ou seja, a bailarina apenas marca a música, mas não sapateia porque há canto. A bailarina pára o sapateado para avisar aos músicos que, neste momento, eles podem cantar, e ela fará silêncio.

Qualidade do sapateado 

Enquanto no sapateado americano, os bailarinos apenas tocam de leve o tablado, fazendo um som mais agudo e baixo, no Flamenco, a bailarina precisa bater o pé com força no tablado, produzindo assim um som grave e na maioria das vezes alto. Há necessidade , como disse o poeta João Cabral de Melo Neto de uma “dura e muscular energia”.

Os ‘cortes’ - Os ‘cortes’ tanto podem estar no meio da coreografia, como podem ser o movimento derradeiro, aquele que encerra a coreografia. O corte na música normalmente se trata de uma pausa, e a bailarina segue essa pausa sonora com uma parada em seus movimentos. A pausa da bailarina pode ser feita com diversos ‘movimentos de corte’, como uma virada de cabeça, um movimento de braços ou um golpe de sapateado. E durante estas pausas, a bailarina fica como uma estátua, não mexe nem os olhos, respira de leve, tudo para não se mexer mesmo. Nestes momentos, a bailarina se parece com uma estátua, imóvel e impassível, exatamente como nos versos. O contrário dos movimentos cortados, então, são os movimentos contínuos.

Movimentos de braços e mãos–  os braços da bailarina podem formar figuras alongadas ou curvadas, dependendo da coreografia e do estilo da bailarina. O braço esticado é inspirado na postura do balé clássico, enquanto o braço curvado tem sempre sua curva feita no cotovelo e foi herdado das danças mais tristes dos ciganos, pois a bailarina fica mais ‘fechada’ com esta postura. Já os movimentos das mãos devem lembrar pétalas de flores, tanto é que se diz que as mãos de uma bailarina de Flamenco devem ter “floreios”. Uma mão com floreios quer dizer que a bailarina quebra bastante o pulso para girar a mão e separa bem os dedos ao fazer estes giros, fazendo assim as mãos se parecerem com flores que desabrocham. “Las manos como palomas” também é uma expressão muito comumente utilizada no Flamenco.

Palos são estruturas rítmicas características do flamenco.Os Palos fundamentais do Flamenco são as Soleares, as Siguiriyas, os Tangos e os Fandangos, dos quais derivam os demais ritmos como por exemplo – soleá, bulerias, tangos, rumbas, sevillanas, alegrias e fandangos.

O compasso é um conjunto de tempos que se repetem a partir de determinado acento. Toda música tem um pulso, um andamento. O que difere um do outro é o acento (acentuação).

Jaleos - Os jaleos são estímulos gritados para animar a dança. Eles podem tanto ser da parte da bailarina, como da parte dos músicos ou das pessoas da platéia.



2 comentários:

  1. Excelente blog!
    Poderia comentar algo sobre os movimentos do bailarinO de flamenco?
    ¡Vale, gracias!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafael eu fiquei afastada mas estou reativando o Blog... Vou providenciar um post sobre este tema. Gracias

    ResponderExcluir