Chamada
A ‘chamada’ é um sapateado que a bailarina faz, normalmente mais ruidoso, para avisar o guitarrista de alguma coisa. Ela pode tanto querer avisar que vai começar a dançar, como que vai parar de fazê-lo, ou ainda que fará apenas uma pausa. Na hora em que estas chamadas são realizadas, pode haver música, mas nunca há canto, para que este não ‘faça barulho’ atrapalhe o sapateado. A ‘marcação de letra’ é justamente o oposto da chamada, ou seja, a bailarina apenas marca a música, mas não sapateia porque há canto. A bailarina pára o sapateado para avisar aos músicos que, neste momento, eles podem cantar, e ela fará silêncio.
Qualidade do sapateado
Enquanto no sapateado americano, os bailarinos apenas tocam de leve o tablado, fazendo um som mais agudo e baixo, no Flamenco, a bailarina precisa bater o pé com força no tablado, produzindo assim um som grave e na maioria das vezes alto. Há necessidade , como disse o poeta João Cabral de Melo Neto de uma “dura e muscular energia”.
Os ‘cortes’ - Os ‘cortes’ tanto podem estar no meio da coreografia, como podem ser o movimento derradeiro, aquele que encerra a coreografia. O corte na música normalmente se trata de uma pausa, e a bailarina segue essa pausa sonora com uma parada em seus movimentos. A pausa da bailarina pode ser feita com diversos ‘movimentos de corte’, como uma virada de cabeça, um movimento de braços ou um golpe de sapateado. E durante estas pausas, a bailarina fica como uma estátua, não mexe nem os olhos, respira de leve, tudo para não se mexer mesmo. Nestes momentos, a bailarina se parece com uma estátua, imóvel e impassível, exatamente como nos versos. O contrário dos movimentos cortados, então, são os movimentos contínuos.
Movimentos de braços e mãos– os braços da bailarina podem formar figuras alongadas ou curvadas, dependendo da coreografia e do estilo da bailarina. O braço esticado é inspirado na postura do balé clássico, enquanto o braço curvado tem sempre sua curva feita no cotovelo e foi herdado das danças mais tristes dos ciganos, pois a bailarina fica mais ‘fechada’ com esta postura. Já os movimentos das mãos devem lembrar pétalas de flores, tanto é que se diz que as mãos de uma bailarina de Flamenco devem ter “floreios”. Uma mão com floreios quer dizer que a bailarina quebra bastante o pulso para girar a mão e separa bem os dedos ao fazer estes giros, fazendo assim as mãos se parecerem com flores que desabrocham. “Las manos como palomas” também é uma expressão muito comumente utilizada no Flamenco.
Palos são estruturas rítmicas características do flamenco.Os Palos fundamentais do Flamenco são as Soleares, as Siguiriyas, os Tangos e os Fandangos, dos quais derivam os demais ritmos como por exemplo – soleá, bulerias, tangos, rumbas, sevillanas, alegrias e fandangos.
O compasso é um conjunto de tempos que se repetem a partir de determinado acento. Toda música tem um pulso, um andamento. O que difere um do outro é o acento (acentuação).
Jaleos - Os jaleos são estímulos gritados para animar a dança. Eles podem tanto ser da parte da bailarina, como da parte dos músicos ou das pessoas da platéia.
Excelente blog!
ResponderExcluirPoderia comentar algo sobre os movimentos do bailarinO de flamenco?
¡Vale, gracias!
Oi Rafael eu fiquei afastada mas estou reativando o Blog... Vou providenciar um post sobre este tema. Gracias
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